Ei, bateu aquela vontade de largar de vez o alisamento, progressiva e a chapinha? Então você está no lugar certo! Quem me acompanha no blog e canal sabe que passei a minha adolescência e juventude inteira refém de química, no meu caso me rendia ao relaxamento com guanidina, super forte!

Até que em 2014, com 26 anos, criei coragem e resolvi assumir de vez meu visual natural e posso dizer? Essa decisão mudou a minha vida! Conquistei a liberdade  e os cachinhos que eu jamais imaginei ter.

Olhem só os cliques da bonita aqui com os fios alisados, era muita química gente! Todos os dias eu tinha que passar chapinha e até quando viajava à praia levava o secador de tão encanada que eu era. Ninguém merece!

Antes da transição capilar

Antes da transição capilar

Antes da transição capilar

Antes da transição capilar

Com base na minha experiência de transformação, compartilho aqui os 4 passos essenciais que utilizei na minha transição capilar, simbora conferir?!

1º Passo: Tenha paciência e muita determinação

Esse processo de mudança, como todo outro, não é fácil! Mas com empenho e cautela você vai resgatar sim o seu cabelo natural. Tá, mas você deve estar se perguntando agora:

” Jenny, quero assumir sim o meu cabelo natural, mas quanto tempo vai demorar a transição capilar?”

A resposta é: depende! Depende do crescimento do seu cabelo, dos cuidados que você vai ter com ele e do quanto ele estará forte para crescer cada vez mais rápido. Mas toda espera vale a pena, acredite!

Outro ponto muito importante que você precisa ter em mente é que muitas pessoas vão aparecer para te desestimular. Quando isso acontecer, só digo uma coisa:  Força na peruca mulher, siga em frente. A hora é agora!

2º Passo: Desapega!

Quem passa por transição capilar uma hora ou outra vai ter que cortar o cabelo, isso é fato! Você terá duas opções. A primeira e menos radical é ir cortando aos poucos as pontas alisadas, conforme o cabelo for crescendo. Agora, se você é beeeem corajosa, pode  fazer o Big Chop, que nada mais é do que um grande corte. Aqui você ficará com seu cabelo bem curtinho, mas o bom é que vai acelerar muito o processo de transição. Suas madeixas crescerão de maneira super natural e saudáveis.

Eu, por exemplo, optei pelas duas coisas…hahaa. Fiquei um ano deixando a raiz crescer e todos os meses cortava um pouquinho das pontas. Mas, chegou dezembro de 2014, clima de mudança do ano novo, criei coragem e cortei pra valer! Ainda bem que a minha cabeleireira da época, a Andrea Dualibi, fez um estudo de visagismo e o corte ficou divino! Ainda restou um pouco da parte alisada, mas ficou muito mais fácil cuidar e ter forças pra continuar o processo de desapego.

Meu BIG Chop (primeiro grande corte) - Dezembro de 2014

Meu BIG Chop (primeiro grande corte) – Dezembro de 2014

Corte na Clínica dos Cachos onde eu tirei de vez o que restava do alisamento

Corte na Clínica dos Cachos onde eu tirei de vez o que restava do alisamento

3º Passo: Faça muita hidratação!

Babies, quando o cabelo natural se encontra com os fios alisados e mais fracos pode sim ocorrer a queda. Então é MUITO importante hidratar sempre para garantir que as madeixas fiquem mais fortes. Eu, por exemplo, fiz o cronograma capilar durante o processo de transição, uma agenda semanal e mensal com hidratações, nutrição e reconstrução. Isso ajudou muito a manter o meu cabelo forte e com certeza fez crescer mais rápido.

Há mulheres que fazem o processo em casa mesmo, mas eu preferi procurar uma boa profissional pra me ajudar, principalmente na quantidade certa de hidratação, nutrição e reconstrução.

4º Passo: Abuse de penteados e acessórios

Se existe um bom amigo pra quem está fazendo transição, ele se chama acessório de cabelo! rsrs. Sim, os enfeites podem salvar o seu dia e te ajudar super a dar um toque de estilo no visual.  Hoje é possível encontrar facilmente diversas opções de turbantes, lenços e faixas, desde os mais básicos,  até floridos, franzidos ou metalizados.

Para quem quer acessórios bem diferentes e estilosos, super indico a querida Zebras Coloridas, que fica na Galeria de Tudo Um Pouco, Rua Augusta. Já falei dessa loja anteriormente e é só amor por ela! Os chapéus também são super aliados de quem está passando por transição capilar.

Use a criatividade para fazer penteados. Tranças, coques, rabo de cavalo são clássicos e também dão aquela ajuda pra manter os fios alinhados.

acessorios_de_cabelo_transicao_capilar

Bom, para esses passos fixarem beeem na sua mente…rsrs, gravei também um vídeo super divertido. Lá explico melhor e, com mais detalhes, o passo a passo para você assumir de vez os seus cachos.

Antes de apertar o play, confira alguns cliques especiais do vídeo, já com meu cabelón de agora, transformado. Nem parece o mesmo né?!rsrs

Se você está passando ou quer passar por transição capilar, comente aqui e me conte sobre o seu processo de mudança. Quero saber tudooo!

transicao_capilar_resultadotransformacao_transicao_capilar_blog_bem_me_quero

Imagem de Amostra do You Tube

Beijo, beijo no 💙